Quanto Custa um Gato Persa?
Em média R$5.000,00.
O valor de um filhote de gato persa pode variar de acordo com a cor, padrão, sexo do gatinho e se os pais possuem títulos.
Mas o que realmente influência no valor pedido pelo gatil, são os cuidados que o filhote recebe desde o seu nascimento até a entrega e procedimentos realizados.
O trabalho do gatil se inicia pelo registro em federação reconhecida internacionalmente, pela escolha de excelentes padreadores e matrizes, que costumam custar o dobro do valor de um filhote destinado a companhia.
As matrizes tem a sua primeira gestação com 1 ano e meio em média e depois tem apenas uma ninhada por ano, o que possibilita o nascimento de filhotes fortes e saudáveis, além de proteger a saúde do plantel.
Desde o cruzamento as mamães recebem cuidados especiais, como alimento super premium e vitaminas especificas, além do acompanhamento da gestação por médico veterinário e ultrassonografias.
O parto precisa ser acompanhado pelo criador, pois as gatas persas não rasgam a bolsa dos filhotes, não comem a placenta, não cortam os cordões umbilicais, como outras raças costumam fazer, o que pode ocasionar a morte por asfixia de toda a ninhada caso não esteja tendo acompanhamento.
Após o parto, é necessario dar todo suporte para que as mamães possam cuidar bem dos filhotes e a medida que vão crescendo, ir ajudando na alimentação deles, com mamadeiras com leite apropriado, aos 30 dias de vida, eles começam a comer papinhas até conseguirem comer bem a ração seca, aos 90 dias de vida, começam os procedimentos de vacinação, microchipagem, castração e tudo que é necessário até os 120 dias de vida do filhote, quando estão imunidados, socializados e aptos para serem entregues a suas futuras famílias, que deve continuar cuidando do filhote da mesma forma, dando ração de qualidade e água filtrada, escovando a pelagem e limpando os seus olhos diariamente, dando banho quando necessário e oferecendo suporte veterinário sempre que for preciso.
Existem diversos produtos que fazem parte da rotina do criador e que não podem faltar, como ração e areia super premium, desinfetante Herbalvet, lenços umedecidos, tapetes higiênicos, shampoos, vitaminas, vermifugos, etc, além da estrutura oferecida ao plantel com enriquecimento ambiental e área de banho.
Tudo isso, influência diretamente na saúde do seu filhote, durante toda a sua vida, ele será um novo membro da sua família por muitos anos, pois a expectativa de vida dos gatos persas é em média, 15 anos, vivendo dentro de casa, com os cuidados necessários, por isso, pense bem antes de adquirir o seu filhote, e procure um gatil de confiança.